Agressividade que impulsiona a aprendizagem
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
Elaine Souto da Silva Pereira
6º Semestre de Pedagogia
UNIFRAN – Polo: Poços de Caldas/MG
O papel da agressividade no processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças.
A agressividade é algo inerente ao ser humano e partindo deste pressuposto, podemos afirmar que todos nascem com agressividade, vivem e convivem com ela por toda sua existência. Posto que do nascimento aos seus primeiros meses de vida, do choro aos pequenos movimentos, da maneira como se alimentam sugando intensamente a separação do cordão umbilical, tudo é muito agressivo. Toda esta trajetória agressiva se faz necessária para o desenvolvimento e mesmo sobrevivência do ser humano.
A escola é um ambiente repleto de novidades para ser explorado, o que gera certa ansiedade por parte da criança, ela deseja esta exploração, mas não sabe como. Então todos os responsáveis pelo andamento dos processos escolares devem se envolver, estabelecendo vínculos de confiança para que esta criança se deslanche, desenvolva sua capacidade de resolver questões de convivência, de autonomia, de ajuste as regras, de aceitação de si e do outro, de controle e não repressão, e de desenvolvimento dos saberes e meios para tal. Com os desejos contidos e sem uma mediação, as crianças tendem a praticar a agressão, por outro lado quando o ambiente de convívio familiar, social, afetivo, escolar é saudável ela aprende a concentrar sua agressividade nos seus desejos e mediatizar para sua satisfação e não para a agressão, como por exemplo, entender o que o professor está propondo, e buscar meios para solucionar aquela situação problema.
Em suma a agressividade é importante para a aprendizagem, quando a criança aprende a desloca-la para outra direção. No entanto alguns indivíduos frustrados por diversos fatores reagem com agressividade ao menor sinal de risco.
Em que situações a agressividade impulsiona o processo de aprendizagem?
A agressividade é um