não tenho
Quando a água ferve gerando vapor, ocorre um fenômeno físico. Entretanto, quando submetida a uma temperatura muito mais elevada, a água se decompõe em hidrogênio e oxigênio. Nesse caso, ocorre um fenômeno químico.
O uso de energia na forma de calor é a base de todos esses processos. Saber otimizar o uso da energia na forma de calor é fundamental não apenas nos processos de produção, mas também nas atividades cotidianas, ou seja, em qualquer situação é preciso manipular a energia com responsabilidade.
As transformações da matéria e a energia são companheiras inseparáveis. Precisamos “fornecer” energia na forma de calor(energia) para ferver a água, a queima do carvão”libera” calor(energia), e assim por diante.
A Termoquímica começa em nosso organismo. Atualmente quase todas as pessoas estão preocupadas com seu regime alimentar, principalmente com as “calorias” contidas nos alimentos. Por esse motivo, as embalagens dos alimentos industrializados sempre trazem esse tipo de informação. Por exemplo:
Numa lata de manteiga: lê-se 7,20 Kcal/g.
Numa barra de chocolate: lê-se 5,18 Kcal/g.
Num cereal matinal: lê-se 2,60 Kcal/g etc.
Os alimentos são os combustíveis do nosso organismo. Sua queima fornece a energia para nossos movimentos e mantém a temperatura do nosso organismo. Se ingerirmos além do necessário, o excesso s transforma em gordura. Daí a idéia de praticar exercícios físicos para queimar o excesso de calorias.
Os fenômenos físicos são sempre acompanhados por variações de energia ( em geral, calor ). Assim, por exemplo, as mudanças climáticas ( os estados físicos ) da matéria.
Reações químicas que liberam energia:
A queima do carvão libera calor ( energia térmica )
A queima de uma vela produz luz ( energia luminosa )
A reação química em uma pilha produz energia elétrica
No motor de um automóvel, a queima da gasolina produz energia mecânica ( energia cinética ).
Reações químicas que absorvem energia:
Devemos fornecer calor