Resumo operações unitárias Foust - Diagrama de fases
Segundo, Gulberg e Waage, em 1863, estabeleceram a lei de massas, de acordo com a qual a velocidade de uma reação química é diretamente proporcional às concentrações dos reagentes. Perceberam claramente que o fator de importante na determinação da velocidade da reação não é a quantidade de reagente, mas a quantidade de reagente por unidade de volume. De um modo geral, uma reação reversível pode ser escrita da seguinte maneira: A+B = G + H.
Na determinação das constantes de equilíbrio, podem ser usado muitas medidas químicas e físicas. Se houver uma variação de pressão ou volume durante a reação, a composição o equilíbrio pode ser facilmente calculada. Outras propriedades físicas, tais como absorção da luz, índice de refração ou condutância elétrica, podem ser usados em casos especiais para determinar a concentração de uma ou mais das substancias no equilíbrio.
É essencial saber se o equilíbrio foi atingido antes que a análise da mistura possa ser usada com segurança para calcular a constante de equilíbrio. Algumas vezes, a reação é muito lenta e a mistura pode estar muito longe mesmo que não se modifique aparentemente. Considera-se as seguintes questões como critério para atingir o equilíbrio:
1- É obtida a mesma constante de equilíbrio quando a aproximação do equilíbrio se verifica dos dois lados.
2- É obtida a mesma constante de equilíbrio quando as concentrações dos reagentes são variados em uma ampla faixa.
Em relação a dissociação dos gases, a determinação do peso específico de um gás proporciona um dos métodos mais simples para medir quantitativamente o ponto até o qual o gás está dissociado. Quando um gás se dissocia, são produzidos mais moléculas, e sob temperatura e pressão constantes, o volume aumenta. O peso específico ou o peso por litro sob uma pressão de 1atm então diminui, e a diferença entre o peso especifico do gás não dissociado e o do gás parcialmente dissociado, permite o calculo do grau de dissociação.
No