Articulação temporomandibular
A articulação temporomandibular é a articulação da mandíbula com o crânio, especificamente o processo côndilar da mandíbula com o osso temporal.
A simetria ditada pela ATM tem que ser constante. Unida com as articulações da coluna cervical e cintura escapular, a ATM trasforma-se em um perceptível pêndulo, consequentemente sua distonia provocará distúrbios posturas diretos na coluna cervical e na cintura escapular, promovendo assim, alterações posturais que podem acometer a coluna lombar e os membros inferiores.
ESCANOMETRIA
Exame realizado em equipamento de raio-x simples ou telecomandado trifásico com sistema de radiologia digital Trata-se de radiografias frontais panorâmicas dos membros inferiores, geralmente na incidências ântero-posterior, com medidas do comprimento de cada membro.
O exame de raios-X é um procedimento rápido e simples. Consiste da aquisição de imagens através do aparelho de raios-x. Basta que o (a) paciente siga as orientações do técnico especialista em relação a posicionamento.
MARCO TOPOGRÁ FICO
•Pontos de Reparo de Posicionamento Topográfico. O posicionamento radiográfico preciso e consistente exige determinados pontos de reparo, ou de referência, para centralizar o raio central corretamente, de modo a assegurar que toda a anatomia essencial esteja incluída naquela incidência específica.
• Esses pontos de reparo topográficos devem ser partes do corpo que sejam fácil e consistentemente localizáveis nos pacientes, tais como as partes da caixa torácica. No posicionamento do tórax, dois desses pontos de referência são as vértebras proeminentes. e a incisura jugular.
INCIDÊNCIA DE WATERS
São incidências radiológicas dos ossos da face lateral ou perfil, e é também conhecida como parietoacantial.
OAD:È o posicionamento em obliqua anterior direita
OAE:É o posicionamento em obliqua anterior esquerda
APD:É o posicionamento em obliqua posterior direita
ADE:É o posicionamento em obliqua posterior esquerda