vantagens da teoria burocratica
Para Weber existem 10 vantagens sobre essa teoria:
*Racionalidade em relação ao alcance dos objetivos da organização.
*Precisão ou urgência na definição do cargo e na operação, pelo exato conhecimento.
*Rapidez nas decisões, pois cada um conhece o que deve ser feito e por quem.
*Univocidade de interpretação garantida pela regulamentação específica e escrita, declarando apenas uma interpretação.
*Sempre a mesma rotina e procedimento que favorece a padronização, reduz os custos e erros, pois as rotinas são definidas por escrito.
*Continuidade da organização através da substituição do pessoal que é afastado. Além disso a escolha se baseia na capacidade e competência técnica.
*Redução do atrito entre as pessoas, pois cada funcionário conhece o seu dever e suas próprias responsabilidade e as dos outros.
*Constância ou responsabilidade, pois os mesmos tipos de decisão devem ser tomadas nas mesmas circunstancias.
*Confiabilidade, pois as regras são conhecidas. As decisões são previsíveis, e o processo decisório, excluindo sentimentos irracionais, como amor, raiva, gostos pessoais, sendo sem descriminação pessoal.
*Benefícios, pois a hierarquia é formalizada, trabalho dividido de forma ordenada, treinamento.
A burocracia tem a virtude de assegurar cooperação entre as pessoas, sem que elas se sintam necessariamente assim, e então elas cumprem as regras para que o objetivo global seja alcançado.
Racionalidade Burocrática
A racionalidade implica a adequação dos meios aos fins. Isto significa eficiência ou seja está ligado no meio e na melhor maneira de se fazer as coisas. São metas coletivas da organização e não dos membros individuais.
Dilemas da Burocracia
Weber notou fragilidade da estrutura burocrática, que enfrenta um dilema típico: de um lado existe pressões de forças exteriores para encorajar o burocrata a seguir outras normas diferentes das organizações, já de outro lado o compromisso dos subordinados