Max Weber
Orientador Professor Azevedo
SÃO PAULO
2015
Amanda Vitorino Silva
Beatriz Oliveira Andrade
Eloisa Alves Severo
Ethyene Alvares
Gabrielle Cristina Cândido Fonseca
Kelly Caetano Dos Santos
Stephanie Guedes Gomes
Yasmim Silvestre Wedekim
TEORIA BUROCRÁTICA: MAX WEBER
Trabalho apresentado na disciplina de Gestão Empresarial sobre orientação do Professor Azevedo para o Curso de Técnico em Administração.
São Paulo
2015
Sumário
Introdução 5
Max Weber 6
Teoria Burocrática 7
Definição da Teoria 7
Origem do Modelo Burocrático 7
A Burocracia 7
Características da Burocracia 8
Vantagens da Burocracia 12
Desvantagens da burocracia 13
Anexos 15
Análise Crítica 17
Conclusão 18
Referências Bibliográficas 19
“Não se teria jamais atingido o possível, se não houvesse tentando o impossível”.
Max Weber
Introdução
No início do século XX dentro da Teoria Geral da Administração, quando a Teoria Clássica e Teoria das Relações Humanas revelaram a falta de uma organização firme. Max Weber publicou uma biografia a respeito das grandes organizações da época e deu o nome de Burocracia onde o termo era carregado de conotações negativas como excesso de normas e regulamentos, limitação das iniciativas, desperdícios de recursos e ineficiência dos organismos estatais e privados. As burocracias surgiram por conta das reindivicações dos trabalhadores, eles precisavam de um tratamento justo e imparcial por parte das organizações.
A base da teoria burocrática é a racionalização dos processos que é caracterizada por uma hierarquia e a divisão de responsabilidades. Para Weber, uma organização burocrática é mais eficiente e excelente, pois a burocracia explica detalhadamente o que deve ser feito dentro das devidas funções exercidas. Para explicar isso ele desenvolve diversas características, dimensões, tipos de sociedades, vantagens e desvantagens que essa teoria possui.
Max Weber
Maximilian Carl Emil Weber,