Vanguardas Européias
Tema: Movimentos de Van Guarda (Europa)
Sumário
Introdução 1
Movimentos de Vanguarda – europeia – Conteúdo Histórico 2
Principais características do período 3
Características Gerais da Van Guarda 4
Principais Artistas do Expressionismo 5
Conclusão 10
Bibliografia 11
Introdução
A vanguarda européia foi uma junção de vários movimentos que ocorreram na Europa no início do séc. 20, nesse período ocorriam vários avanços tecnológicos tanto como descoberta científicas e medicinais.
Uma imagem que simboliza este período é o filme ´´Tempos modernos`` de Charles Chaplin.
Movimentos de Vanguarda – europeia – Conteúdo Histórico
Originalmente, e como muitos destes artistas estavam ligados ao movimento realista, a vanguarda estava identificada com a promoção do progresso social: o indivíduo ou rupo a ela ligado seria responsável por um movimento de reformas sociais. Com o tempo, o termo passou a ser usado também para referir-se a artistas mais preocupados somente com a experimentação estética. De qualquer forma, sempre se manteve a ideia de um movimento artístico como movimento político (compostos por manifestos, militância, etc.)
Os movimentos de vanguarda emergiram na Europa nas duas primeiras décadas do século X e provocaram ruptura com a tradição cultural do século IX. Foram extremamente radicais e influenciaram manifestações artísticas em todo o mundo.
As cinco principais correntes vanguardistas foram: futurismo, cubismo, dadaísmo, expressionismos e surrealismo.
Futurismo: primeiro movimento merecedor da classificação de vanguarda caracteriza-se pelo interesse ideológico na arte. Sua produção preconiza a subversão radical da cultura e dos costumes, negando o passado em sua totalidade e pregando a adesão à pesquisa metódica e à experimentação estilística e técnica.
Cubismo: resultado das experiências de Pablo Picasso (1881 – 1973) e de Georges