lei de newton
CONTEXTO
O Barroco foi um período do século XVI marcado pela crise dos valores Renascentistas, gerando uma nova visão de mundo através de lutas religiosas e dualismos entre espírito e razão. O movimento envolve novas formas de literatura, arte e até filosofia. No campo religioso, a Reforma (1517) contestou as práticas da Igreja Católica e propôs uma nova relação entre Deus e os homens.
Uma das propostas desse movimento foi a tradução da Bíblia para os idiomas nacionais, abrindo caminho para novas interpretações das Escrituras, deixando a Igreja dividida e enfraquecida. O poder central da Igreja teve que reagir rapidamente. Em 1563 tem início a Contrarreforma, que tinha como objetivo combater a expansão do protestantismo e recuperar os domínios perdidos. Portanto, a Europa do século XVII reflete a crise religiosa do século anterior. O homem europeu se vê dividido entre duas forças opostas: o antropocentrismo e o teocentrismo. O Barroco é a estética que reflete essa tensão, ou seja, o embate entre a fé e a razão, entre espiritualismo e materialismo.
Massacre de São Bartolomeu (Foto: Pintura: François Dubois/Reprodução)
Massacre de São Bartolomeu (Foto: Pintura: François Dubois/Reprodução)
A tela do pintor francês registra a fatídica noite de 1572, em que milhares de protestantes foram mortos em Paris a mando dos reis católicos franceses.
ARTE BARROCA
O Barroco tem manifestações nas artes plásticas, na música e na literatura. Cada esfera artística tem sua maneira de expressar a dualidade do homem barroco e sua tentativa de fundir valores contraditórios, como o gosto pelas coisas terrenas e a salvação pela fé.
Na pintura, é possível identificar o contraste entre claro e escuro. Como no exemplo abaixo, em que Caravaggio (pintor italiano) retrata a flagelação de Jesus.
A Flagelação de Cristo (Foto: Pintura: Caravaggio / Reprodução)
A Flagelação de Cristo (Foto: Pintura: Caravaggio / Reprodução)
Na