leis de newton
CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
ALEF, BRENO, DHOW, GABRIEL, JEAN, JULIANA, JULIANNE, MILENA, RHYELLY, ROMULO, SAMARA, SAMIRES, THAISSA, VANESSA
3° LEI DE NEWTON: PRINCÍPIO DA AÇÃO E REAÇÃO
SÃO MATEUS
2014
ALEF, BRENO, DHOW, GABRIEL, JEAN, JULIANA, JULIANNE, MILENA, RHYELLY, ROMULO, SAMARA, SAMIRES, THAISSA, VANESSA
3° LEI DE NEWTON: PRINCÍPIO DA AÇÃO E REAÇÃO
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso Técnico Integrado em Mecânica do Instituto Federal do Espirito Santo, como requisito parcial para avaliação da disciplina de Física.
Orientadora: Prof.ª Tânia Dias.
São Mateus
2014
PRINCÍPIO DA AÇÃO E REAÇÃO
Isaac Newton, nascido em Woolsthorpe, em 4 de janeiro de 1643, físico e matemático e descreveu as leis que explicam vários comportamentos relativos aos movimentos dos corpos. Newton é o autor de Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, obra na qual ele descreve a Lei da Gravitação Universal e as leis dos movimentos – Leis de Newton. As "famosas" três leis de Newton constituem os três pilares fundamentais do que chamamos Mecânica Clássica, que justamente por isso também é conhecida por Mecânica Newtoniana.
Como as duas primeiras leis (lei da inércia e princípio fundamental da mecânica "F=M.A") descrevem como é o comportamento de uma força, a terceira irá analisar o sistema de troca de forças entre os corpos.
Nessa pesquisa estaremos entendendo algumas características da terceira Lei de Newton e traremos aplicações bem corriqueiras para complemento da mesma.
O QUE É?
É um princípio que afirma que a força de ação corresponde a uma de reação, essas forças aplicadas a diferentes corpos tem sempre mesma intensidade e direção, mas sentidos opostos. As forças de ação e reação nunca se anulam, pois são aplicadas em diferentes corpos, sendo que cada força que constitui um par tem o seu