Tecnica de enfermagem
Indicação: Alívio do broncoespasmo, utilizada para restabelecer o ritmo cardíaco na parada cardíaca, no alívio de sintomas da doença do soro, urticária e edema angioneurótico; para ressuscitação na parada cardíaca devido a acidente anestésico, no glaucoma simples (ângulo aberto); para o relaxamento e inibição da contração da musculatura uterina.
Contra-indicação: Glaucoma de ângulo fechado (congestivo), choque, durante anestesia com hidrocarbonetos halogenados ou ciclopropano e nas lesões cerebrais orgânicas, anestesias de certas áreas como dedos das mãos e pés devido à vasoconstrição que pode levar à gangrena no local; no trabalho de parto; em pacientes com dilatação cardíaca e na insuficiência coronariana. Não se recomenda o uso com doses elevadas de digitálicos, diuréticos mercuriais ou outros medicamentos que possam propiciar arritmias. Na insuficiência coronariana pode ocorrer dor anginosa. Doenças cardiovasculares como a doença isquêmica cardíaca, arritmias ou taquicardia; doença vascular oclusiva tal como arteriosclerose; hipertensão ou aneurisma; insuficiência coronária.
Principais cuidados de enfermagem: Observar para agitação, nervosismo, tendência suicida, alucinações e anginas. Verificar prazo de validade da embalagem, Administre a dose recomendada porque pode ocorrer reação adversa, ou perda do efeito. Se ocorrer sonolência e tontura, oriente o paciente para não dirigir veículos. Proteja a droga da luz, altas temperaturas, não congelar, não usar se a droga mudar de cor.
Posologia indicada: Bradicardia, asma brônquica, angioedema, urticária, doença do soro, choque anafilático, descongestão conjuntival, controle de hemorragia, produção de midríase e redução da pressão intra-ocular, na parada cárdio-respiratória
Atropina
Indicação: Parassimpaticolítico, Antiespasmódico, Anti-secretor, Intoxicação por inseticidas (organofosforados), Dilatador dos brônquios no colapso respiratório, Edema pulmonar, Midriático na dilatação da pupila.