Tecnica Enfermagem
O Cofen
O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e os seus respectivos Conselhos Regionais (CORENs) foram criados em 12 de julho de 1973, por meio da Lei 5.905. Juntos, formam o Sistema COFEN/Conselhos Regionais.
Filiado ao Conselho Internacional de Enfermeiros em Genebra, o COFEN é responsável por normatizar e fiscalizar o exercício da profissão de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, zelando pela qualidade dos serviços prestados e pelo cumprimento da Lei do Exercício Profissional da Enfermagem. Clique aqui para acessar informação quanto ao número de profissionais registrados no Brasil.
Principais atividades do COFEN:
.normatizar e expedir instruções para uniformidade de procedimentos e bom funcionamento dos Conselhos Regionais;
.apreciar em grau de recurso as decisões dos CORENs;
.aprovar anualmente as contas e a proposta orçamentária da autarquia, remetendo-as aos órgãos competentes;
.promover estudos e campanhas para aperfeiçoamento profissional
O que a ABEn faz por seus associados?
Sempre nos perguntam: O que a ABEn faz por seus associados? A principal função da ABEn é representar o coletivo da enfermagem nos fóruns onde não podemos estar individualmente, promovendo o crescimento social, político e científico da profissão. Tudo que a ABEn pode fazer por seus associados depende do trabalho, união e organização das categorias da Enfermagem.
Cumprindo a função de representar a enfermagem, a ABEn-MG participa da promoção de atividades culturais e científicas de âmbito local, regional e estadual. Para isso a ABEn-MG precisa de um grande número de associados contribuindo não só financeiramente, mas, sobretudo, com idéias e ações que