cana de açucar
1) O uso de máquinas, para colher a cana sem estar seca ( no caso após a queima) pois com as máquinas não é necessário colher a cana-de-açúcar após a queima, diminuindo a emissão de CO2 para o meio ambiente. Separação do tipo de resíduos e lixos que a usina produz, sendo reciclados, os que possuem essa utilidade, e descartado para um aterro legal os outros. A compra de vespas pela usina para controlar algumas pragas da cana-de-açúcar no qual também aumentam a produtividade da cultura consideravelmente, ajudando a reduzir o número de predadores prejudiciais a cultura ao invés do alto uso de inseticidas. A preservação da mata ciliar como meio de proteção da diversidade nativa local.
2) A queima da cana-de-açúcar é uma das atividades, pois libera uma enorme quantidade de CO2 para o ambiente, compensada utilizando o processo de mecanização para áreas possíveis de fazer tal processo. A mecanização é outra causa que há uma grande liberação de CO2 devido aos combustíveis usado nas máquinas. Outro é a fermentação alcoólica que no processo é liberado uma grande quantia de CO2 também.
3) A atividade escolhida pelo grupo é a queima da cana-de-açúcar para sua colheita é a atividade mais impactante da Usina, uma solução é a colheita mecanizada usando maquinas, que utilizam energia renovável limpa como o biocombustível, que possam ser operadas em terrenos com uma topografia defeituosa, assim a cana-de-açúcar pode ser colhida sem a necessidade de fazer a queima, diminuindo assim a emissão de CO2.