atividade 6 ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
0,2 em 0,2 pontos
Para a Companhia de Jesus, o ato de catequizar objetivava ensinar os índios a terem hábitos cristãos e a serem “bons cristãos”. Então, o indígena ao aprender a “ser” cristão, significava incorporaras concepções de trabalho do universo português.
A partir da afirmativa acima, analise as opções abaixo sobre o trabalho indígena à época da colonização portuguesa:
I. Os indígenas compactuavam da noção de que o trabalho gera produtividade e lucro.
II. Os indígenas não gostavam do trabalho por serem vadios ou preguiçosos.
III. Os indígenas concebiam o trabalho atrelado à noção de economia de subsistência.
IV. Os indígenas compactuavam da noção de que o trabalho gera empreendedorismo e visão de mercado global.
Marque a alternativa INCORRETA:
Resposta Selecionada:
Correta c) I, II e IV
Resposta Correta:
Correta c) I, II e IV
Feedback da resposta: Os índios apresentavam uma cultura incompatível com o trabalho intensivo regular e mais ainda compulsório, como pretendido pelos europeus. Desse modo, não poderiam ser denominados vadios ou preguiçosos, pois apresentavam outra concepção de trabalho. Os índios, a partir de suas práticas culturais, não compactuavam da visão dos europeus, principalmente no que tange à noção de que o trabalho pode estar relacionado à noção de produtividade e lucro. A questão do trabalho intensivo era completamente adversa da cultura indígena, pois estes faziam trabalhos para garantia da própria subsistência. Fazia parte da cultura indígena o emprego de energia, criatividade e imaginação em rituais, celebrações e guerras. Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
“Os povos indígenas tem um profundo respeito pela terra. Eles a consideram como uma “grande mãe”, que os alimenta e lhes dá a vida, porque é dela que tiram todas as coisas de que precisam para a sua sobrevivência física e cultural (...)”.
(MUNDURUKU, Daniel. Coisas de Índio. In: FUNARI, P. P.; PIÑÓN, A. A temática indígena na escola: