TEMPO DE LEVANTAR E CONTINUAR A VIDA
Mateus 06:01
1o Samuel 16:07
Descubra qual é a visão de Deus para os relacionamentos. Se amarmos os outros como Deus os ama, nosso desejo será vê-los moldados à imagem de Cristo. Lori Rentzel
O que é prestação de contas? Isso implica em estar debaixo de autoridade, responder a alguém pelo que é e faz. Deixar-se avaliar sistematicamente e dar retorno das coisas ao seu líder.
Prestação de contas é a maior evidencia da verdadeira obediência e submissão.
A prestação de contas é a base para outras três dinâmicas do discipulado:
Companheiro de jugo
Cobertura espiritual
Interdependencia
Para que possamos viver a prestação de contas precisamos ter um mentor humano, ou seja, um guia, mestre e conselheiro.
Esse mentor é uma pessoa que você escolhe ou aquela pessoa que Deus coloca em sua vida para ser seu guia, conselheiro e líder espiritual, ou seja, uma pessoa que você mantém um relacionamento e confia.
Muitos podem perguntar – Por que ter um mentor? Simples. Todos nós temos “pontos” cegos, que só as pessoas que andam conosco mais de perto conseguem enxergar e daí podem nos ajudar a corrigi-los.
O mentoreamento é uma maneira de manter uma prestação de contas compassiva. Ele cria esse relacionamento naturalmente.
Existem 03 requisitos práticos no processo de mentoreamento de alguém:
OBSERVAR – no seu trabalho o mentor precisa procurar analisar a situação do mentoreamento, de todos os ângulos possíveis.
FACILITAR – o mentor deve procurar fazer boas perguntas ao mentoreado, levando-o a refletir e chegar as suas próprias conclusões, para fazer as mudanças que deseja.
SUGERIR MUDANÇAS – o mentor jamais deve determinar o que o mentoreado deve fazer, seu papel é o de facilitador. O que ele fala não é lei.
A base fundamental do mentoreamento é a confiança. Em troca temos a credibilidade.
Confiança é a cola que mantém as pessoas juntas.
Como diz o texto de 1o Samuel 16:07, Deus