Vanguardas Europeias
Centro Estadual em Educação Profissional
(Saúde e Gestão)
3° Ano Técnico em administração
Vanguardas Europeias
Guanambi, Julho/2013
Vanguardas Europeias
ALUNA: *****************
Trabalho Solicitado Pela Professora ********* na disciplina de Língua Portuguesa no requisito de nota da 2° unidade.
Guanambi, Julho/2013
Apresentação
Vanguarda (deriva do francês avant-garde) em sentido literal faz referência ao batalhão militar que precede as tropas em ataque durante uma batalha. Daí deduz-se que vanguarda é aquilo que "está à frente". Desta forma, todo aquele que está à frente de algo e portanto aquele que está à frente do seu tempo em uma atitude poderia se intitular como pertencente a uma vanguarda.
Desta dedução surge a definição adotada por uma série de movimentos artísticos e políticos do fim do século XIX e início do século XX. As vanguardas europeias ou os movimentos europeus de vanguarda eram aqueles que, segundo seus próprios autores, guiavam a cultura de seus tempos, estando de certa forma à frente deles. Muitos destes movimentos acabaram por assumir um comportamento próximo ao dos movimentos políticos: possuíam militantes, lançavam manifestos e acreditavam que a verdade encontrava-se com eles.
Muitos outros artistas e movimentos artísticos, posteriores, por sua atitude semelhante a das vanguardas europeias canônicas, poderiam ser referidos pelo termo vanguarda, sendo usual, porém, utilizarmos o termo somente para os artistas participantes daquelas, especialmente para fins didáticos.
Introdução
A expressão começou a ser usada na década de 1860, por ocasião do Salon des Refusés (O Salão dos Recusados), onde os artistas excluídos do Salon de Paris estavam expondo.
Os principais movimentos que se destacaram foram:
1. Futurismo (1909-1914)
2. Cubismo (1907-1916)
3. Dadaísmo (1916-1922)
4. Surrealismo (1895)
Originalmente e como muitos destes