vanessa - prof celina
Anotação da Leitura feito pelo acadêmico Vanessa Cristina Bernadi Garcia Nogueira, 1º Semestre de Letras ( CPTL / UFMS ).
A linguística é uma ciência que começou a existir na Europa em meados do século XIX. Antes dessa descoberta existiam apenas a Pré- Linguística e a paralinguística. A linguística não teria evoluído sem a pré-Linguistica e a Paralinguística, pois as experiências das mesmas contribuíram para o surgimento da linguística. Mas a Pré-linguistica e a paralinguística não acabou por causa do surgimento da linguística.
A Linguagem descreve e explicam os fatos, o falar torna-se tão mecânico que não precisamos de nenhum esforço para começar.
Alguns fatores favorecem o estudo da linguística, no Livro A Historia da Linguística cita sete que contribuem para o estudo da Linguagem, são eles: Diferenciação de classes, O conctato de uma dada sociedade com comunidades estrangeiras que falam outras línguas, O estudo Filológico da linguagem, O estudo logico da Linguagem, O estudo biológico da Linguagem, O estudo histórico da linguagem e O estudo descritivo, esses fatores levam considerações importantes para o estudo.
Yaska, um autor que viveu no IV século a.C. Rigveda cuja palavras já haviam se tornadas obscuras. Panini e Pantanjali estabeleceram as bases da gramatica normatica do sânscrito e os tratados Hindus que surgiram posteriormente nada mais eram que comentários sobre os Sutras de Panini e sobre Mahabhasya de Pantanjali.
A historia da Linguistica mostra como foi o surgimento dos estudos da Linguagem e como se formou os conceitos da Linguagem.