Exercícios Anaeróbios e Aeróbicos
Exercicio aeróbio e aquele que produz energia a partir do O2 que funciona como fonte de queima de substratos. A principal característica deste tipo de exercício é a intensidade baixa ou moderada e a duração longa. São exemplos de atividades aeróbias as maratonas, natação ( de longo percurso ), bicicleta, ou qualquer atividade que não sofra interrupção .
Segundo Cooper (1978 e 1982), sugere que o treinamento aeróbico ocorra no minímo 3 vezes por semana, mas se possível 4 vezes por semana. Segundo Pollock (1993), o treinamento aeróbico feito 2 vezes por semana com uma carga de 30% superior do que um treinamento de 3 vezes por semana, não difere em relação ao ganho de VO2 máx de uma pessoa, entretanto com o treinamento feito 2 vezes por semana não se obtêm perdas na composição corporal. Para Mcardle, Katch & Katch (1998), descrevem que o treinamento pode ser de 2 a 3 dias por semana .
Para Mcardle, Katch & Katch (1998), afirma que o exercício não precisa ultrapassar 30 minutos. Pollock (1993), descreve que o treino pode ser de 20 a 30 minutos. Porém para Cosenza (2001), um bom volume de atividade aeróbica seria em uma faixa de 40 a 45 minutos contínuos
O treinamento artóbico está associado a adaptações em várias das capacidades funcionais relacionadas com o transporte e utlização do oxigênio. Com um maior controle respiratório no músculo esquelético através do treinamento aeróbico, podemos obseras as seguintes adaptações :
· Funcionamento metabólico: Segundo Mcardle, Katch & Katch (1998), as mitocôndrias do músculo esquelético treinado são maiores e mais numerosas em comparação com aquelas das fibras musculares menos ativas. Terjung (1997) afirma que, como aumento das mitocôndrias, há um aumento na utilização de ácidos graxos como fonte de energia após o exercício. Piovezan (1985) descreve um aumento de 120% de mitocôndrias no músculo com o treinamento regular. [Figura 1]
· Enzimas: Existe uma capacidade muito aumentada de gerar