Trabalho aerobico e anaerobico
Grandes grupos musculares são contraídos repetidamente, como as pernas e os braços, aumentando a freqüência respiratória e cardíaca. Na realização de exercícios aeróbicos nosso corpo produz energia através da utilização da gordura (ácidos graxos livres) e, em pequena proporção, proteínas. Nesse momento são fundamentais a presença e a utilização do oxigênio para a produção de energia, de uma forma mais lenta que nas anteriores, mas em quantidade e duração muito maiores. Nas atividades aeróbicas, o principal combustível utilizado pelo organismo são as gorduras.
É essa forma de produção de energia que nos permite executar tarefas com grandes grupos musculares por um tempo considerável, sem chegarmos à fadiga.
Tipos de exercícios aeróbicos: Caminhar
Nadar
Pedalar
Patinar
Dançar
Correr a baixas velocidades (jogging) O exercício anaeróbio utiliza uma forma de energia que independe do uso do oxigênio, daí o termo anaeróbio. É um exercício, de alta intensidade e curta duração. Envolve um esforço intenso realizado por um número limitado de músculos. São exemplos de exercícios anaeróbios os exercícios de velocidade com ou sem carga, de curta duração