Avaliação e aprendizagem
Os vídeos discute a avaliação educacional como uma das formas de acompanhamento das atividades do aluno com o objetivo de promover a sua progressão. Mostra a importância da avaliação para fins de orientação, planejamento e replanejamento do ensino, ressaltando, por outro lado, a integração da avaliação no ensino e sua importância na apreciação das diversas aprendizagens e do autodesenvolvimento dos alunos. Aponta a responsabilidade dos professores como avaliadores, ressalta a avaliação em processo e, no final, faz novas considerações sobre a relação ensino/avaliação.
A reflexão que realizada entre as escolas apresentadas no vídeo e as escolas do Município de Rondonópolis, sobre as formas através dos quais a avaliação vem sendo usada nas escolas e com isso buscamos na hora de trabalho pedagógico coletivo (HTPC) novos elementos para a compreensão da maneira correta de usar a avaliação.
Os professores das escolas que aparecem no vídeo assim como os da escola a qual trabalho comenta que não há uma maneira universal, única, ou melhor, para avaliar os alunos em classe as provas não são um único instrumento que avalia a aprendizagem, existem outros como participação, assiduidade, oralidade, trabalhos, tarefas de casa, etc. é tipo de instrumento de que se valem para a avaliação.
Em seu sentido mais amplo, então, uma avaliação é um julgamento de valor , não há como separar avaliação de ensino, não há como pensar avaliação de alunos sem que se tenha claro o papel da educação na vida das pessoas através de uma estrutura e dinâmica das escolas, com vistas à formação de pessoas, de cidadãos. Em um contexto assim colocado, a avaliação dos alunos é atividade que adquire um sentido específico, orientada pelo papel da escola. Ao professor devem ficar claros os aspectos mais importantes a avaliar, não na direção apenas do tópico específico de que trata, mas de seu significado na formação da criança ou