O processo
FACULDADE AVEC DE VILHENA
ALESSANDRA CARNEIRO DIAS
LUIZA CRISTINA PEREIRA
INFLAÇÃO E DESEMPREGO
VILHENA 2013
ALESSANDRA CARNEIRO DIAS
LUIZA CRISTINA PEREIRA
INFLAÇÃO E DESEMPREGO
Trabalho acadêmico apresentado a REGES – Rede Gonzaga de Ensino Superior – Faculdade AVEC de Vilhena, para obtenção de nota na disciplina de Economia, sob orientação do Prof. Alfredo Pereira da Costa.
VILHENA 2013
Súmario
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho põe em relevo a temática da Inflação e do Desemprego, a partir das contribuições teóricas de Roberto Luis Troster, Ralph T. Byrns, Carlos Roberto Martins e Vanessa Boarati. Buscamos conceituar a inflação, abordando, em linhas gerais, seus principais tipos, índices e seu processo histórico no Brasil. Em relação ao Desemprego serão abordados o conceito, os tipos, causas e efeitos na economia. Esta pesquisa traz noções gerais acerca das questões de ordem macroeconômica no intuito de compreendermos a Inflação ligada diretamente ao poder de compra do consumidor e realçar os efeitos prejudiciais do fenômeno na economia. Os impactos do Desemprego, por sua vez, intensificam as desigualdades sociais, influenciando na distribuição de renda. No que diz respeito a atualidades, o trabalho faz referência a duas matérias publicadas em mídias eletrônicas que revelam índices positivos da economia brasileira no que tange a Inflação e ao Desemprego.
2.O CONCEITO DE INFLAÇÃO
A maioria das pessoas consideram inflacionários os aumentos em qualquer um dos preços que são pagos pelos bens ou serviços. A análise macroeconômica visualiza as