Relações públicas
Comunicação Social – Habilitação Jornalismo
Produção de Documentário
Professora – Deise Oliveira
ANÁLISE DE DOCUMENTÁRIO
Dois Mundos
7º semestre - noturno
Alessandra Sampaio
Breno Carvalho
Lorena Zanelatto
Nayara Figueiredo
Virgínia Barbosa
São Paulo
2013
2 - Análise
A – Porque o vídeo é considerado um documentário?
Este vídeo é considerado um documentário por fazer um recorte da realidade de um grupo com profundidade utilizando a gravação de depoimentos reais sobre o assunto.
B - Como você classifica o documentário exibido quanto ao formato, de acordo com Robert Musberg? Por quê?
Segundo os parâmetros do Robert Musberg o formato deste documentário é o dramático, por retratar a realidade de um grupo de pessoas, evitando narrações – mostrando diretamente cenas ou depoimentos.
C - Como você classifica o vídeo quanto às interverções e objetivos do documentarista, de acordo com Bill Nichols? Por quê?
A classificação deste documentário se enquadra segundo Bill Nichols na categoria poética, pois além de observar os fatos (depoimentos ou ações) ele tem constante preocupação com a estética. O áudio do documentário exemplifica essa classificação com as subidas e descidas de som conforme o entrevistado estava utilizando ou não o aparelho auditivo, para trazer uma sensação de aproximação do telespectador com o personagem.
D - Defina e avalie cada um dos personagens.
O documentário dois mundo agrega personagens surdos que usam aparelhos auditivos e surdos implantados ressaltando a experiência com o mundo sonoro dos surdos que fizeram o implante coclear e surdos que utilizam o aparelho auditivo. Os personagem apresentam visões e percepções distintas entre os dois mundos, o sonoro e o mundo do silêncio.
Personagens:
Letícia - A personagem relata o tempo inteiro suas percepções distintas entre os dois mundos existentes em sua vida. O 1º na esfera do silêncio regido de serenidade e calma, onde Letícia pode imaginar seus