valores
A axiologia é a disciplina filosófica que se ocupa do estudo dos valores, analisando a sua natureza e definindo-os através da sua relação com o ser humano.
Os valores orientam as nossas preferências e servem para a nossa orientação pessoal, conferindo sentido à vida.
Os valores definem-se como sendo entidades virtuais, que não existem fisicamente, ou seja, não são propriedade físicas restritas dos objetos, mas sim, são atribuídos às coisas por cada sujeito. São qualidades que um sujeito atribui a objetos, ideias, seres...
Os valores são hierarquizáveis – não têm todos a mesma importância, cada sujeito atribui a sua própria hierarquia. A sua polaridade permite-nos distinguir o valioso do não valioso, ajudando na organização hierárquica.
Estes orientam a ação, isto é, a ação é determinada pela ligação dos valores atribuídos ao objeto, que podem ser sentimentais, materiais, éticos, religiosos, estéticos ou de utilidade. Tendo em consideração o que é bom/mau, caro/barato, sagrado/profano, justo/injusto, correto/incorreto, o sujeito poderá, então, optar por ter um ou outro comportamento face á sua situação para obter um resultado benéfico para si próprio.
O homem vive, crê numa multiplicidade de valores, hierarquiza-os e dá, assim, sentido à sua existência mediante opções que ultrapassam as fronteiras do seu conhecimento. No homem que pensa, esta questão só pode ser raciocinada, no sentido em que, para fazer a síntese entre aquilo em que ele sabe e aquilo que ele crê. Ele só pode refletir sobre essa síntese, quer prolongando o saber, quer opondo-se a ele, num esforço crítico para determinar as suas fronteiras atuais e legitimar a hierarquização dos valores que o ultrapassam.