Biologia
O núcleo e o centro de controle das atividades celulares e o “arquivo” das informações
Hereditárias, que a célula transmite as suas filhas ao se reproduzir
O pesquisador escocês Robert Brown( 1773- 1858) é considerado o descobridor do núcleo
Celular. Embora muitos citologistas anteriores a ele já tivessem observados núcleos, não haviam compreendido a enorme importância dessas estruturas para a vida das células. O grande mérito de Brown foi justamente reconhecer o núcleo como componente fundamental das células. O nome que ele escolheu expressa essa convicção: a palavra “núcleo” vem do grego nux, que significa semente. Brown imaginou que o núcleo fosse a semente da célula, por analogia aos frutos.
II – NUCLEO CELULAR
1. Conceito.
O núcleo é a estrutura celular que caracteriza as células eucarióticas.
O núcleo é o responsável pelo controle do metabolismo celular, pois nele estão contidos os cromossomos, que contém os genes. Os genes comandam a síntese de proteínas na célula e constituem o genoma do indivíduo.
2. Composição.
O núcleo é como se fosse o cérebro da célula. É geralmente único e aproximadamente esférico. Apresenta membrana nuclear(ou carioteca), suco nuclear(ou cariolinfa),filamentos de cromatina nucléolos.
Carioteca – Membrana dupla, lipoprotéica, interrompida por poros
Cariolinfa – Massa semilíquida que preenche o núcleo
Cromatina- Filamentos formados por DNA e proteínas; compreende e eucormatina, porção ativa e pouco visível, e a heterocromatina, porção inerte ou pouco ativa e bem visível; forma os cromossomos durante a divisão celular.
Nucléolo - Corpúsculo constituído por RNA ribossômico e proteínas; presente no núcleo interfásico.
Nucleo Interfásico – Periodo de síntese de RNA e duplicação do DNA
3. Caractériscas
A carioteca que é o envoltório nuclear formado por duas membranas lipoprotéica, semelhante a membrana plasmática, ela possui também poros( aberturas) para
Transporte de substâncias