399 anos de belem
Cidade foi fundada em 12 de janeiro de 1616 em torno do Forte do Presépio; ícones da capital do Pará revelam seu amor pela cidade.
BELÉM - os paraenses celebram os 399 anos da cidade de Belém. A capital do Pará nasceu de um forte, erguido pelas mãos de homens da expedição de Francisco Caldeira de Castelo Branco à Amazônia e de índios tupinambás, às margens da Baía do Guajará.
Foi em torno do Forte do Presépio, fundado em 12 de janeiro de 1616, que se desenvolveu a cidade de Belém, ao longo de quase quatro séculos de história, que remontam ao primeiro núcleo urbano, representado pelo bairro da Cidade Velha.
O primeiro bairro da capital, a Cidade Velha é o exemplo claro do carinho que os belenenses têm pela sua casa, visto que o lugar guarda traços simbólicos da história da cidade, como a primeira rua de Belém, batizada de Rua do Norte e, posteriormente, Rua Siqueira Mendes. Alguns símbolos da capital do Pará revelaram a paixão pela cidade.
Primeiros Habitantes de Belém
Os primeiros habitantes foram os Índios Potiguaras, aliados dos franceses que exploravam o Pau-Brasil da região, Os Potiguaras, primeiros nativos do município de Belém, sob a liderança dos caciques Pao-Seco e Zorobabé, tentaram resistir aos ataques dos colonizadores e dos Tabajaras, porém foram derrotados e os Potiguaras tiveram que fugir para o Estado do Rio Grande do Norte. Segundo historiadores, essa batalha sangrenta na região da Serra da Copaóba dizimou cerca de 20 mil índios Potiguaras.
Era da Borracha
Na Era da Borracha ou Ciclo da Borracha, Belém vivenciou a Belle Époque, momentos de luxo e glamour. Belém e Manaus eram na época consideradas as cidades brasileiras das mais desenvolvidas e umas das mais prósperas do mundo, principalmente Belém, não só pela sua posição estratégica - quase no litoral -, mas também porque sediava um maior número de residências de seringalistas, casas bancárias e outras importantes instituições que Manaus.
Belém ficou