porque palnejar
Quando falamos da intencionalidade estamos falando mais ou menos do perfil que o educador deve ter,ou seja deve estar preocupado com o planejamento, o que planejar? Porque planejar? Como planejar? Tais atividades, minha faixa etária consegue desenvolver estou criando possibilidades de desenvolvimento, meu educando não ficara constrangido em desenvolver esta atividade?
Todo planejamento geralmente começa pelo esboço, e no mesmo devo colocar alguns pontos importantes que vão reger minha linha de pensamento:
Quais problemas tenho enfrentado para elaborar um planejamento?
Qual é a faixa etária do meu grupo
Quais dificuldades eles possuem
O que eles já possuem de conhecimento
Que espaço eu tenho para aplicar as atividades
Tendo tais questões nas mãos, surgem mais indagações qual a estrutura do planejamento, como sistematizar ou registrar no papel o planejamento, como organizar se os objetivos que traçamos não dão conta da complexidade do processo, como mostrar a riqueza do meu cotidiano, como captar o movimento, o trabalho deve ser dinâmico mais o planejamento deve ser formal, como demilitar pontos para trabalhar com um vasto universo de possibilidade, O que devo priorizar como trabalhar o lúdico com isso tudo e o mais importante como deixar o meu educando sentir prazer em realizar uma atividade, essas e muitas outras questões norteiam nosso intelecto quando estamos frente a um planejamento, e que deve ser todo desenvolvido por nos.
Ao analisar as questões fiz mais uma o que é planejar? Busquei dialogar com as questões levantadas, e cheguei à conclusão que planejamento não pode ser apenas o preenchimento de uma folha formal, ou uma lista de atividades que se pretende realizar em sala, contudo o planejamento nada mais é que um