Fichamento do livro o segredo da toyota
“O segredo da Toyota”
Rosane Paschoal
0000012394
“Smiles estudou na University of Edinburgh. Escreveu o primeiro grande livro sobre o que mais tarde seria o vasto gênero da literatura motivacional e de aperfeiçoamento pessoal, conhecido como auto-ajuda. Até hoje editado e muito lido, o livro Smiles, apropriadamente intitulado do Auto-Ajuda, foi publicado pela primeira vez em 1959e se tornou um beste seller no Reino Unido.
“O espírito da auto-ajuda”, Samuel Smiles já disse, “é a raiz de todo crescimento que se preze e , presente na vida de muitos, constitui a verdadeira fonte da força e vigor da nação”.
Toyoda comprou uma versão em inglês do livro e, segundo historiadores, foi fortemente influenciado pela obra: era o único exemplar disponível na cidade em que nasceu no centro do Japão.
Sakichi Toyoda, já tinha um nome em seu país. Ganhava tanto dinheiro que poderia muito bem ter deixado suas invenções como estavam e relegar seus empregados à labuta de teares existentes. Mas não: continuou inovando. Seus teares para o setor de tecelagem comercial mostraram-se cada vez mais eficazes, mais avançados e lhe renderam cada vez mais dinheiro e reconhecimento. Seu principio fundamental para cada nova geração de teares era reduzir o desperdício de material e o movimento humano desnecessário por intermédio da mecanização.
Mesmo fora do Japão, Toyoda era considerado um dos maiores inventores e novos industrialistas do mundo, em grande parte porque ele não era apenas um mecânico, mas um estudante de negócios dedicado, sempre em busca da maneira mais fácil e eficaz de fazer as coisas. Seus estudos, com o tempo, o levaram a adotar o principio Jidoka, ou a capacidade que as pessoas tem de contribuir na fonte para a qualidade da produção automatizada, um dos pilares do modo de produção atual da Toyota.” (Pág. 8).
“Ao longo dos últimos 25 anos, a Toyota nunca se desviou de seus princípios fundadores essenciais de respeito ao