valores
Cristina Antunes
Manuela Bispo
Paula Guindeira
CARLOS AMORIM
CATARINA PIRES
a
Plano para aula de substituição
Unidade III
Axiologia ou teoria dos valores
M
orreu Madiba. Morreu
Nelson Mandela. Homem de Estado, Presidente da
África do Sul (1994-2013), o mais conhecido presidiário do mundo, defensor da liberdade e dos direitos dos desfavorecidos, paladino da igualdade de oportunidades e do fim de todas as formas de opressão. Nelson Mandela morreu hoje em casa em Joanesburgo.
Tinha 95 anos de idade. (…)
A vida de Nelson Mandela personifica a ideia de que uma pessoa tem o poder de fazer a diferença e de deixar a sua impressão digital única no mundo. (…)
Durante 20 anos, Nelson Mandela liderou uma campanha pacífica e não violenta contra o Governo e as suas políticas racistas e fundou um escritório de advocacia com Oliver Tambo que dava aconselhamento a negros que não dispunham de representação. Mandela e mais 150 pessoas foram presas em 1956 acusadas de traição pela sua prática política embora tenham acabado por ser ilibados. Já menos convencido da eficácia dos métodos pacifistas que defendia, Mandela organizou uma greve nacional dos trabalhadores de três dias em 1961 pela qual foi preso no ano seguinte. Em 1963, foi levado a tribunal e condenado, com outras dez pessoas, a prisão perpétua por ofensas políticas, incluindo sabotagem.
1
©AREAL EDITORES
CLUBE
CLUBE
DAS IDEIAS
Cristina Antunes
Manuela Bispo
Paula Guindeira
Plano para aula de substituição
©AREAL EDITORES
CARLOS AMORIM
CATARINA PIRES
a
Nelson Mandela foi detido em Robben Island 18 dos 27 anos de pena que cumpriu. Após 27 anos como o prisioneiro n.º 46664 sob o regime de apartheid na África do Sul, Mandela emergiu como cabeça do ANC (Congresso Nacional Africano) para fazer a reconciliação com os seus opressores e conduzir o país pacificamente na sua transição após a era de 46 anos de segregação racial. Quando foi