Estudo de Maringá
De acordo com Saboya (2008), o planejamento urbano surgiu como resposta aos problemas enfrentados pelas cidades, tanto aqueles não resolvidos pelo urbanismo moderno quanto aqueles causados por ele. Para o autor, a expressão “planejamento urbano” vem da Inglaterra e dos Estados Unidos, e marca uma mudança na forma de encarar a cidade e seus problemas.
Maringá
Em 10 de maio de 1947 foi fundada a cidade de Maringá, data que foi oficialmente lançada a pedra fundamental e em 1948 elevou-se à categoria de vila. Foi elevada à categoria de Município pela Lei n.º 790, de 14 de fevereiro de 1951, com os distritos de Iguatemi, Ivatuba e Floriano. Em 09 de março de 1954, foi instalada a comarca de Maringá. Foi planejada pelo arquiteto/urbanista Jorge Macedo Vieira, cujo projeto tinha como função em conjunto um futuro traçado de estrada de ferro. No final das contas, a fundação da cidade ocorreu logo após da demarcação da estrada ferroviária. A cidade foi planejada para alcançar 200 mil habitantes em 50 anos, e, assim como Londrina e as demais cidades do Norte do Paraná, foi implantada como um grande empreendimento econômico, prolongamento da expansão cafeeira do estado de SP.
Londrina Londrina localiza-se ao Norte do Estado do Paraná, na mesorregião norte central Paranaense. Atualmente, com 79 anos de existência e aproximadamente meio milhão de habitantes, ocupa uma posição estratégica em termos geoeconômicos e possui uma área de 1.724,70km² constituídos pelo Distrito Sede e por mais oito Distritos (Lerroville, Warta, Irerê, Paiquerê, Maravilha, São Luiz, Guaravera e Espírito Santo), ocupando cerca de 1% da área total do Estado do Paraná. A zona urbana de Londrina é de 118,504 km² e a zona de expansão urbana é de 119,796 km², totalizando 238,30 km²; situados a 379 km de Curitiba, 528 km de São Paulo e 1.320 km de Brasília, com uma altitude média de 576 m e clima subtropical (OURA, 2006). O processo de crescimento da cidade,