Prova UFPR 2011
Bela prova de sociologia que a Universidade Federal do Paraná nos ofereceu neste ano. Questões contundentes, em geral, com enunciados claros e concisos, que permitem, a um só tempo, desenvolvimento de respostas sociologicamente balizadas, porém, com liberdade para reflexões ensaísticas. Além disso, a bibliografia indicada, pela primeira vez para provas de sociologia, foi utilizada de maneira produtiva, ou seja, oferecendo pontos de partida para as questões, mas sem comprometer a resolução por parte de quem não teve chance de consultar as obras.
O Bom Jesus parabeniza a UFPR pela prova. Assim, todos nós, universidade, escolas e alunos, só têm a ganhar. 01 - Weber concebe a Sociologia como uma ciência interpretativa, cujo objeto é a ação social, a qual deve ser compreendida pelo sentido que lhe atribuem os atores sociais.
O que é a ação social para Weber?
Uma das poucas questões da prova que não permite respostas interpretativas. A sociologia weberiana privilegia o indivíduo embebido em relações com outros. Desse modo, ação social, para Weber, é uma espécie de comunicação, ou seja, uma ação individual orientada de acordo com as ações dos outros. A resposta precisa parar aí. Se o enunciado não pede justificações ou exemplificações, qualquer descrição dessa natureza é supérflua e, mais ainda, margem para erros desnecessários.
02 - Em 2010, o IPEA divulgou um estudo mostrando que trinta milhões de brasileiros saíram da pobreza nos últimos anos no Brasil. Relacione redução da pobreza e mobilidade social.
A relação que a questão demanda é mecânica. Se a pobreza diminuiu, consequentemente, a riqueza ou, no mínimo, o poder de compra, aumentou. Bastava ao candidato abordar tal relação nos termos do conceito sociológico de mobilidade social, apontando que, para um aumento do poder de compra, corresponde um processo de mobilidade social para cima, ou seja, vertical ou ascendente.
03 - “As classes sociais são agrupamentos que têm a mesma