Valores e principios do cooperativismo
Precedendo aos princípios, os valores posicionam-se acima deles na determinação hierárquica da Doutrina Cooperativista.
Segundo IRION (1997, p.49): "Valores são experiências morais, de caráter permanente que se constituem no arcabouço do pensamento e da conduta dos cooperativistas".
A interação dos valores e dos princípios com as ideias gerais constitui a base doutrinária que embasa e legitima o cooperativismo.
1) Solidariedade
A solidariedade é um valor essencial que deve estar presente nas diversas instâncias de uma cooperativa, é um fator primordial para a existência e o fortalecimento da cooperação entre os associados da cooperativa.
2) Liberdade
O valor cooperativista da liberdade permite aos associados da cooperativa retirarem-se do empreendimento no momento que lhe for conveniente e também aos pretendentes de tornarem-se cooperados por livre e espontânea vontade.
A liberdade é relativa dentro da organização, limitada por regras de conduta impostas pelo próprio grupo.
3) Democracia
A democracia não tem seu sentido aqui entendido apenas na forma de participação e organização política dentro das cooperativas, mas sim na participação de todos os associados nas reuniões, do direito de opinião, da oportunidade do exercício das funções diretivas entre outros.
A aplicação do valor de democracia inibe a distinção entre pessoas, bem como o surgimento de grupos de interesse ou figuras de poder.
4) Justiça Social
Com a promoção da Justiça Social, é adquirida a evolução pessoal dos indivíduos, que se concretiza através da promoção das pessoas, através da educação, cultura, qualidade de vida oportunidade de trabalho e de realização pessoal.
5) Equidade
A equidade garante o tratamento igual, de acordo com o grau de participação nas relações humanas e de contribuição para os associados.
Através da equidade, as cooperativas põem em pratica um direito igual para todos os associados de participarem da organização,