Cooperativismo
Pato Branco-PR
Novembro-2014
COOPERATIVISMO - SUA REPRESENTATIVIDADE NO CENÁRIO ECONÔMICO
Pato Branco-PR
Novembro-2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
ORIGEM DO COOPERATIVISMO 5 CARACTERISTICAS DAS SOCIEDADES COOPERATIVAS 7
ESTATUTO SOCIAL 8
RESPONSABILIDADE DOS ASSOCIADOS 9
OBJETIVO DAS COOPERATIVAS 9
CAPITAL SOCIAL 10
DISTRIBUIÇÃO DE BENEFICIOS 10
FUNDOS 11
COOPERATIVISMO – SUA REPRESENTATIVIDADE NO CENÁRIO ECONÔMICO 13
ESTRUTURAÇÃO DO SETOR COOPERATIVISTA BRASILEIRO 16
COOPERATIVISMO SÍMBOLOS 16
CONSIDERAÇÕES FINAIS 17
REFERÊNCIAS 18
INTRODUÇÃO
Neste trabalho de pesquisa buscaremos melhorar nosso conhecimento a respeito do Cooperativismo sabendo que este tema é algo comum e conhecendo sua importância em nosso país, procurando esclarecer contextos que abrangem desde sua origem, suas características, seus objetivos até sua importância no cenário econômico nacional e mundial.
ORIGEM DO COOPERATIVISMO
Conforme a doutrina econômica a cooperativa data do ano de 1808, sua difusão só ocorreu a partir de 1844, quando um grupo de tecelões ingleses fundou a Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale Ltda.
Sua meta foi à instalação de um armazém, que, através de um sistema de cooperação, proporcionaria melhores condições de subsistência e trabalho.
No entanto no Brasil, o primeiro movimento cooperativista surgiu em 1847.
O sistema cooperativista desenvolveu-se voltado quase que unicamente para as áreas de produção, crédito e consumo, dando mais ênfase para as cooperativas agrícolas.
A partir da década de 60, as cooperativas começaram a desenvolver-se com bastante sucesso no campo de prestação de serviços. No Brasil, somente no final do ano de 1994 é que as Cooperativas de Trabalho e as Cooperativas de Prestação de serviços foram reconhecidas juridicamente.
Hoje, as Cooperativas tiveram que se