utopia e barbárie
CENTRO DE COMUNICAÇAO, LETRAS E ARTES VISUAIS (CCLA
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL/ JORNALISMO
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO JORNALISMO IMPRESSO
NOME: MARIA CAMILA SOUZA DA COSTA
DATA: 07/06/2013
Utopia e Barbárie
Utopia e barbárie é um documentário riquíssimo em todo o seu conteúdo, demorou 19 anos para ser finalizado, dirigido por Silvio Tendler. Seu tema central são os acontecimentos políticos e econômicos do século XX.
De uma forma geral Silvio Tendler mostra em seu documentário as revoltas econômicas do século passado, guerras e bombardeios, as revoluções, a ditadura militar e as lutas por uma sociedade igualitária e independente socialmente. Com toda essa luta por direitos iguais, os sonhos dos indivíduos ficavam cada vez mais distantes de se tornarem reais. Com relatos minuciosos de pessoas que passaram por torturas, como por exemplo o da então presidente Dilma Roussef, que presenciaram a II guerra mundial e que foram violentadas por autoridades, Silvio Tendler enriquece seu documentário, mostrando que o que tais pessoas sofreram jamais se apagou ou se apagará de suas memorias enquanto vivas estiverem.
Silvio Tendler descreve acontecimentos importantes que marcaram em todo o mundo, como as revoltas e lutas de 1968, que foi a busca pela igualdade, onde a maioria dos envolvidos eram estudantes que lutavam contra as repressões dos governos totalitaristas. Marcos histórico como a queda do muro de Berlin (1989), a passeata na praça da paz celestial na China em 1989 que foi feito por estudantes que achavam o governo era repressor, ganharam imagens fantásticas e únicas que contaram toda a historia de um povo.Não se esquecendo de uma figura brasileira, Silvio Tendler, conta como se deu o impeachment do então presidente da época, Fernando Collor de Melo, que entrou na presidência prometendo lutar pelos direitos do povo e por uma vida melhor, no entanto as denuncias de corrupção fizeram com que o presidente fosse tirado do seu