Funcionamento e sistemas de cotas do FMI
Organização composta por 188 países membros
Possui duas funções básicas, sendo a primeira:
“Surveillance Operations”, ou seja, monitorar as economias dos países-membros do Fundo
“Leading Operations”, ou seja, agir como credor internacional para países que estejam em situação de crise.
1.2 FUNCIONAMENTO
Um Diretor-Geral é responsável pela liderança do Fundo, este é chefe da equipe, ocupa o cargo de presidente do Conselho Executivo e é encarregado da “organização, nomeação e demissão dos funcionários do Fundo”.
O Conselho Executivo (24 membros): responsabilidade da seleção de um Diretor-Geral. Os Diretores Executivos deste conselho podem apresentar candidaturas para o cargo.
O Diretor-Geral: nomeia os diretores-adjuntos de gestão e tem como auxiliares o Primeiro Subdiretor-Geral e outros três Subdiretores ou Diretores-Adjuntos.
Uma Equipe de Gestão é responsável por supervisionar o trabalho dos membros citados anteriormente, além de manterem contatos de alto nível com os Estados-membros do FMI, a mídia, organizações não governamentais e outras instituições.
A Equipe de Gestão atual é composta por:
Diretora-Geral: Christine Lagarde (francesa, assumiu o cargo em julho de 2011, antes ocupava o cargo de Ministra da Economia, Finanças e Indústria).
Primeiro Subdiretor-Geral: David Lipton (americano, assumiu seu atual cargo em setembro de 2011, anteriormente assumiu outros cargos no Fundo e na Casa Branca)
Subdiretor-Geral: Naoyuki Shinohara (japonês, assumiu o cargo em março de 2010, seu antigo cargo era de Vice-Ministro das Finanças para Assuntos Internacionais).
Subdiretora-Geral: Nemat Shakif (egípcia, assumiu o cargo em abril de 2011, anteriormente trabalhou no Banco Mundial, Departamento Inglês para o Desenvolvimento Internacional (DFID) e para a Corporação Internacional de Finanças).
Subdiretor Geral: Min Zhu (chinês, assumiu o cargo em julho de 2011, trabalhou como Vice-Governador do Banco