Organizações internacionais - OMC, FMI e BIRD
CRIAÇÃO DA OMC
Diante a falta de consenso entre os países sobre a redução das taxas alfandegárias desde as negociações de 1946 ocorridas em Londres com o intuito de completar a estrutura de Bretton Woods1, fora criado o GATT-1947, porém com uma estrutura institucional insuficiente para reduzir as barreiras não-tarifárias, uma vez que se tratava de um acordo multilateral, e era necessária a criação de uma estrutura organizada em âmbito mundial, o que só ocorreu a partir da rodada de negociações realizadas no Uruguai, finalizada em 1994.
A assinatura da Ata Final da rodada do Uruguai, em 15 de abril de 1994, foi responsável pela criação oficial da OMC, ou WTO, que passou a funcionar em 01 de janeiro de 19952, já composta por mais de cem membros. Esta organização objetiva a redução das tarifas aduaneiras e a cooperação entre os países para o desenvolvimento econômico das nações em desenvolvimento através da criação de um “sistema multilateral de comércio integrado”.
A necessidade do surgimento de uma organização que pretendesse a reciprocidade e a não discriminação entre as nações se fez presente a partir de um processo histórico que levou a uma grande concentração de poder a poucas empresas, de grande porte, que se valiam de instrumentos como fusões e incorporações para se fortalecerem ainda mais, possibilitando o surgimento de cartéis, controladores de diversos segmentos do mercado, sem que houvesse espaço para os pequenos empreendedores.
Segundo a minha percepção, existem verdadeiros cartéis, formados por empresas transnacionais, em praticamente todas as atividades com relevância econômica. Do setor petrolífero aos laboratórios farmacêuticos, dos fabricantes de processadores para computadores aos próprios softwares que os utilizam, dos fornecedores militares às empresas de telecomunicações, passando, por exemplo, pelos fabricantes de aviões, pela água mineral que bebemos e assim sucessivamente, parece-me muito