Banco Mundial2
A Segunda Guerra Mundial trouxe graves consequências econômicas ao redor do mundo, seja diretamente, na forma de destruição de infraestrutura, seja indiretamente, com o deslocamento de recursos produtivos para a indústria bélica, acarretando a involução econômica.
Este cenário se mostrava extremamente preocupante. Tanto que, mesmo antes do fim do confronto bélico, setecentos e trinta delegados de todas as quarenta e quatro nações aliadas encontraram-se no Mount Washington Hotel, na cidade de Bretton Woods, New Hampshire, EUA, para a Conferência Monetária e Financeira das Nações Unidas.
Na ocasião foram discutidas questões econômicas relacionadas ao fim da guerra, resultando na assinatura do Acordo de Bretton Woods (Bretton Woods Agreement). Ficou definido o Sistema Bretton Woods de gerenciamento econômico internacional, primeiro exemplo de mecanismo para uma ordem financeira totalmente negociada. Foram concebidas regras, instituições e procedimentos para regular a política econômica mundial. Ficou estabelecido a criação do Banco Internacional para a Reconstrução e desenvolvimento (BIRD – em inglês, International Bank for Reconstruction and Development), posteriormente dividido entre o Banco Mundial, o Banco para Investimentos Internacionais e o Fundo Monetário Internacional (FMI). Em 1946, com a ratificação do acordo pelo número suficiente de países e consequente viabilidade econômica, estas instituições tornaram-se operacionais.
Na data de sua fundação o BIRD inicialmente fora criado para financiar a reconstrução dos países arrasados pós-segunda guerra. Superada esta questão,
Nas décadas de 50 e 60 do século passado muitos países conquistaram a independência, aumentando consideravelmente o número de integrantes do BIRD.
Hoje em dia, tem suas atividades voltadas para o combate à pobreza em escala global.
Para isto, realiza empréstimos (a juros) de recursos financeiros aos seus Estados-membros, sobretudo para o financiamento de projetos de