A importância do FMI, OMC e BANCO MUNDIAL.
INSTITUTO CUIABÁ DE ENSINO E CULTURA
Curso: DIREITO, 1º SEMESTRE, TURMA DR1P/Q51 NOTURNO
DISCIPLINA: ECONOMIA
DOCENTE: ECONOMISTA ESPECIALISTA MAXWELL
DISCENTE: ADÃO DAMACENO MEIRA
TRABALHO DE ECONOMIA.
A importância do FMI, OMC e BANCO MUNDIAL.
Fundo Monetário Internacional
Fundo Monetário Internacional (FMI) é uma organização internacional que se iniciou em 1944 na Conferência de Bretton Woods e que foi formalmente criada em 27-12-1945 por 29 países-membros (homologado pela ONU em abril de 1964). O objetivo declarado do FMI era ajudar na reconstrução do sistema monetário internacional no período pós-Segunda Guerra Mundial.
O FMI foi criado para defender o sistema monetário internacional, o que, na prática, significava ajudar governos a superar problemas em suas balanças de pagamento.
O papel do Banco Mundial - seu nome oficial é Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento - seria investir em programas que promovessem a reconstrução do pós-guerra.
À época, eram poucos os países europeus que não precisavam da assistência do Banco Mundial para reerguer-se depois da guerra.
John Wolfensohn: ajuda aos pobres
50 anos depois...
Apesar das mudanças ocorridas nas últimas cinco décadas, os dois órgãos continuam tendo as mesmas funções.
O FMI concede empréstimos a países que estejam passando por grandes dificuldades financeiras - caso do México na década de 80 e em 1995 e da Rússia e de países do sudeste asiático no final da década de 90.
O Banco Mundial apoia esses programas financeiros em pontos específicos. Atualmente, isso inclui suporte financeiro para organizações sociais que prestam assistência a populações pobres.
O FMI oferece programas de ajuda a governos com dificuldades financeiras. Porém, supostamente, os governos têm autonomia para conduzir como quiserem os ajustes econômicos previstos no programa.
Os países contribuem com dinheiro para o fundo através de um sistema de quotas a partir das