Organização do Espaço Mundial
Arlete Silva, Daniel Ribeiro, Daysilene Reis,
Marco Antonio, Vanessa e Vitor Vieira
Introdução:
O Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Mundial bem como a Organização Mundial do Comercio (OMC) e a Troika são importantes organizações internacionais que desempenham forte articulação econômica e comercial em todo o mundo. Agregadas ao papel dessas organizações estão expressos alguns rumos políticos bastante próprios, derivados das técnicas e métodos de atuação que essas organizações implementam por todas as partes do globo.
Com base nessas informações pretende-se aqui analisar o desempenho no âmbito do papel exercido por estas organizações aqui citadas frente à crise do capitalismo de um mundo cada vez mais globalizado. Para que essa forma de articulação seja melhor entendida partiremos de dois grandes e impactantes exemplos gerados através da própria crise do capitalismo sendo eles a “Crise de 1929” antes da segunda guerra mundial sendo considerado como o pior e mais longo período de recessão econômica que o século XX já passou e a “Crise Imobiliária de 2008”.
A Crise de 1929
A Crise de 1929, que ficou conhecida como “A Grande Depressão”, foi uma grande crise econômica que persistiu até a Segunda Guerra Mundial, sendo considerado como o pior e mais longo período de recessão econômico que o século XX já passou. Entre todas as consequências que a crise trouxe, podemos citar as elevadas taxas de desemprego, a diminuição da produção industrial de diversos países, assim como as drásticas quedas dos PIB’s, dos preços de ações, entre outros. Praticamente todo o mundo se viu envolto a este momento difícil, que prejudicou as atividades econômicas de dezenas de países.
Durante a Primeira Guerra Mundial, a economia norte-americana estava em pleno