Organização do espaço mundial
TÍTULO: Organização do Espaço Mundial
Tópico 1: Influência dos Estados Unidos no Mundo
Introdução
Os Estados Unidos da América (United States of America) são uma república federal presidencialista composta por 50 Estados; o país também possui territórios e possessões insulares ultramarinas em diversas regiões do mundo. Localizado na América do Norte, os EUA, como é denominado, faz fronteira com o Canadá ao norte e México ao sul. Os Estados Unidos se tornaram uma superpotência após o fim da Segunda Guerra Mundial, passando a exercer influência em todo o mundo, tanto a nível econômico, como militar, tecnológico e cultural.
Os EUA se destacam como potência no seguimento militar. Desde o final da Segunda Guerra foram realizados elevados investimentos nas forças armadas, até mesmo no período da Guerra fria (entre EUA capitalista e URSS socialista) que podia eclodir uma guerra a qualquer momento.
No decorrer das décadas percebe-se claramente o poder bélico americano nas guerras em que envolveram a Guerra do Golfo (1991), Afeganistão (2001) e Iraque (2003). Eles investem 3% do seu PNB, que corresponde a 25% de todo gasto com defesa no mundo, além de um contingente de 1,5 milhão de militares que representam 1% da população economicamente ativa do país.
Mas toda essa hegemonia entrou em declínio, segundo alguns estudiosos, provocado principalmente pela queda do PNB de 1960 a 2003, ameaça de países como Japão, Tigres Asiáticos e Alemanha, absorção de produtos importados por parte dos americanos deixando saldos negativos em sua balança comercial.
O NAFTA e a ALCA são sem dúvida estratégias econômicas dos EUA, por ser a principal nação nas Américas que exercem uma política externa agressiva aos demais países e favorável a seus interesses.
Devido ao fortalecimento econômico, os EUA exercem um grande poder sobre os organismos financeiros internacionais, forçando a abertura da economia de países subdesenvolvidos, no entanto,