Organização do espaço mundial
Aluno: David de Oliveira Pereira
TRABALHO DE
GEOGRAFIA
ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL.
ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL Analisando o espaço mundial neste fim de século, podemos constatar que há um processo crescente de globalização econômica. Tal processo é fundamentado na abertura das economias nacionais para a livre circulação de mercadorias e capitais, bem como na regionalização das relações econômicas, através de blocos econômicos.
O papel dos países nesse novo contexto varia de acordo com seu nível de desenvolvimento econômico e tecnológico. Por terem maior riqueza econômica, por dominarem a tecnologia e por sediarem as grandes multinacionais, os chamados países desenvolvidos detêm o poder de decidir sobre questões de âmbito mundial, tanto econômicas quanto políticas. Geralmente usam esse poder para obter maiores vantagens em relação aos países menos desenvolvidos. A globalização, ao contrário do que se prega, aumenta as disparidades, tanto entre países como entre os segmentos da sociedade. Nesse sentido, para se entender a “nova ordem mundial”, devemos levar em conta a grande diversidade do espaço geográfico mundial.
Capitalismo: economia de mercado
O capitalismo está voltado para a fabricação de produtos comercializáveis, denominados mercadorias, com o objetivo de obter lucro. Este sistema está baseado na propriedade privada dos meios de produção - todos os elementos usados na produção pertencem a alguns indivíduos (os capitalistas ou burgueses).
Nas sociedades capitalistas, o elemento central da economia é o capital - dinheiro investido no processo produtivo, objetivando lucro. Diferencia-se do dinheiro que se destina à satisfação das necessidades pessoais das pessoas.
Como no capitalismo a produção se destina ao mercado, dizemos que os países capitalistas adotam a economia de mercado. É em função das necessidades do mercado que se desenvolvem a produção, circulação e o consumo dos