trabalhos
O Sistema Nervoso é formado por células como os neurônios, que são a unidade funcional básica desse sistema e apresentam um corpo celular – onde estão o núcleo, o citoplasma e as organelas citoplasmáticas – que emite dois prolongamentos: os dendritos – que recebem o impulso nervoso de outros neurônios ou de órgãos sensoriais- e o axônio – que transmite o impulso nervoso a outros neurônios ou a células de músculos e glândulas – e possui um invólucro chamado estrato mielínico, que funciona como um isolante térmico e aumenta a velocidade do impulso nervoso.
Os neurônios se comunicam com outros neurônios e com outras células por meio de regiões denominadas sinapses. Numa sinapse, um neurônio não está diretamente em contato com outro. Existe um pequenino espaço entre eles. O impulso nervoso que percorre um neurônio consegue atravessar a sinapse por que ao chegar à extremidade do axônio, provoca a liberação de substâncias químicas específicas chamadas neurotransmissores. O neurotransmissor se espelha rapidamente pela região da sinapse, encontra o dendrito do neurônio seguinte e estimula-o, dando seguimento ao impulso nervoso.
O Sistema Nervoso é divido em suas regiões principais: o Sistema Nervoso Central e o Sistema Nervoso Periférico.
O Sistema Nervoso Central é formando pelo encéfalo e pela medula espinhal. O encéfalo se localiza dentro da caixa craniana é composto pelo cérebro, cerebelo e bulbo raquiano.
O cérebro é dividido em duas metades, chamadas de hemisférios cerebrais direito e esquerdo que são unidos por um conjunto de fibras nervosas, denominado corpo caloso, e esses hemisférios são separados em lobos (lobo frontal, parietal, temporal e occipital)
A camada externa dos hemisférios é denominada córtex cerebral e é responsável por boa parte das habilidades humanas.Ela é formada por substancia cinzenta (agrupamento de corpos celulares) sob a qual se encontra uma camada de substancia brancas ( axônios dos neurônios). É nele que