Choque Elétrico
DISCIPLINA: MANUTENÇÃO DE FONTES DE ALIMENTAÇÃO
ALUNO(S):
CURSO / TURMA: MANUT. E SUPORTE DE COMPUTADORES / 3.44.7 – N
MODALIDADE : TÉCNICO SUBSEQUENTE
PESQUISA : CHOQUE ELÉTRICO
Choque Elétrico
Os choques elétricos ocorrem quando há uma determinada corrente elétrica que percorre o corpo, exersendo função de condutor. Dependendo da situação, pode causar apenas um pequeno formigamento, queimaduras de 3º grau ou até mesmo levar a óbito. O choque elétrico só acontece se houver difernça de potencial entre dois pontos.
O contato dos pés com o chão e qualquer outra parte do corpo com um equipamento eletro-eletrônico ou fio elétrico gera diferença de potencial, e consequentemente o choque elétrico. Essa configuração é a principal causa de acidentes dessa natureza. Quanto maior o tempo exposto à discarga elétrica, maior o dano profocado ao corpo humano e/ou animal. Ao passar pelo corpo humano a corrente elétrica (passagem ordenada de elétrons de um átomo através de um condutor) causa danos como: pequena formigação, dores, espasmos musculares, contrações musculares, alteração nos batimentos cardíacos, parada respiratória, queimaduras e morte. Características físicas e o percurso feito no corpo humano, assim como se está molohado ou suado, aumentam a gravidade desses danos. Abaixo uma tabela que relaciona intencidade da corrente elétrica e cosequência no corpo humano.
Valores aproximados de corrente e os danos que causam / 60Hz (Hertz)
1 mA a 10 mA apenas formigamento
10 mA a 20 mA dor e forte formigamento
20 mA a 100 mA convulsões e parada respiratória
100 mA a 200 mA fibrilação acima de 200 mA queimaduras e parada cardíaca Esses danos estão relacionados―muitas vezes, porém não é incorreto― ao nível de tensão que o corpo recebe, mas eles são com mais frequência quatificados apartir da intensidade da corrente elétrica como mostra tabela acima. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) afirma, com base na NR 10 (Norma