Choque elétrico
Curso: Petróleo e Gás, P1
Choque elétrico
Trabalho apresentado pelo aluno
Matheus Henrique Alves, para a
Disciplina de higiene e primeiros
Socorros, com a orientação da
Professora Lucia T. Krauser.
Março
2011-03-20
Choque elétrico
Introdução ao choque elétrico
Definição: O choque elétrico nada mais é, do que, a passagem de uma corrente elétrica sob um determinado corpo, desde que ele seja um corpo condutor e a ação do choque elétrico pode ter várias conseqüências para esse corpo, dependendo da sua intensidade.
Condutividade:
A pessoa se torna condutora de um choque elétrico, quando entra em contato com algum tipo de eletricidade, de intensidade variável, podendo ocorrer graves conseqüências.
Situações de risco
As pessoas que correm mais riscos de levar um choque elétrico, geralmente são pessoas que possuem contato direto com energia, por exemplo: pessoas que trabalham em empresas de eletricidade, mecânicos, operador de máquinas, etc.
Mas há também outras situações como: a pessoa ser atingida por um raio, contato com fios de lata tensa, ex: soltar pipa, contatos com materiais condutores, ex: cobre, e até mesmo com animais, por exemplo, um peixe da Amazônia chamado Poraquê.
Conseqüências de um choque elétrico
As conseqüências de um choque podem ser diversas e severas, de acordo com a variação de intensidade, por exemplo:
Queimaduras, internas e externas, a fibrilação cardíaca (taquicardia), eletrocução (exposição do corpo a altas tensões), quedas de altura (por conta da inconsciência da pessoa atingida, e o mais grave: MORTE.
Primeiros socorros
A primeira providência para socorrer uma pessoal eletrocutada é: desligar qualquer aparelho que esteja conduzindo energia elétrica ou que pode conduzir remover o corpo com algum tipo de material isolante, ex: uma capa de borracha, ou madeira, etc.
Se houver parada cardiorrespiratória, aplique a, a massagem cardíaca ou a respiração boca-a-boca.
Se houver