Trabalho de faramcobotanica

375 palavras 2 páginas
I – Introdução:
A Bauhinia forficata Link. pertence a família Fabaceae, sub-família Caesalpinaceae, conhecida também como Bauhinia candicans Benth., Bauhinia brasiliensis Vogel ou simplesmente pata-de-vaca. Entre os nomes vulgares, destacam-se também: árvore orquídea, Bauinia, miroró, mororó, pata-de-boi, pata-de-burro, pé-de-boi,unha-de-anta, unha-de-vaca ou unha-de-boi (CORRÊA, BATISTA & QUINTAS, 1998).
Apresenta grande variação, aproximadamente 300 espécies, das quais 200 são brasileiras. A B. forficata é uma espécie nativa da América do Sul, e está distribuída na Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Brasil, sendo neste, presente nos estados da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A pata de vaca apresenta-se como uma árvore de porte médio que pode atingir 10m. Possui folhas verdes, uncinadas, formada por dois lobos (bilobadas) ou folíolos com formato semelhante a uma pata de vaca. Suas flores são brancas e numerosas, e seus frutos são legumes, também chamados de vagem, que são achatados, escuros e deiscentes. Além disso, esse vegetal se adapta a qualquer tipo de solo, desde que bem drenado. A B. forficata se diferencia das outras espécies devido à presença de dois espinhos no ramo onde fica aderido o pecíolo de cada folha.
Apresenta grande importância para a medicina caseira:as raspas do caule são utilizadas em xaropes para tosses e resfriados. É benéfica ainda, para problemas renais e muito utilizada pelos diabéticos devido seus efeitos hipoglicemiantes. Também é utilizada no tratamento de infecções urinárias, através do uso de folhas, casca, lenho e raízes. As flores e folhas são utilizadas como calmante, atuando diretamente no sistema simpático.
Estudos de natureza fitoquímica da B. forficata indicam a presença de flavonóides, ácidos orgânicos, taninos e glicosídios (MIYAKE, AKISUE & AKISUE). Várias pesquisas demonstraram o efeito hipoglicêmico e potencial antioxidante do flavonóide

Relacionados