Projeto
Acadêmica: Marcela Karollyne Fabre
Prof. Neuzi Schotten Shiochetli
Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI
Pedagogia/Licenciatura (PED 9271) Fundamentos e Metodologia da Alfabetização
09/05/2011
O tema atual serve de estimulo a todos aqueles que, envolvidos com o processo de alfabetização, procuram alcançar a profícua relação entre as que pensam e o que vivem pela via da pesquisa sobre o cotidiano, buscando sempre refletir sobre sua pratica pedagógica.
O trabalho bem orientado pelo professor demonstra de maneira inovadora a importância das atividades lúdicas nas praticas educativas da alfabetização.
A evolução da leitura e da escrita, tendência natural, expressiva e criativa da criança, pode ser facilitada pelo educador por meio de atividades lúdicas como apoio ao processo de aquisição da linguagem escrita e falada. Jogar e brincar são atividades que, bem orientadas certamente, contribuirão no desenvolvimento da psicomotricidade no contexto do processo escolar.
Palavras-chave: Estímulo, processo de alfabetização, importância das atividades lúdicas.
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por finalidade conscientizar o educador de que os problemas referentes à alfabetização estão relacionados às práticas educativas (métodos de ensino).
Percebe-se que os educadores da atualidade precisam utilizar-se do lúdico na educação infantil, pois ao separar o mundo adulto do infantil, e ao diferenciar o trabalho da brincadeira, a humanidade observou a importância da criança que brinca.
Os efeitos do brincar começam a ser investigados pelos pesquisadores que consideram a ação lúdica como metacomunicação, ou seja, a possibilidade da criança compreender o pensamento e a linguagem do outro. Portanto, o brincar implica uma relação cognitiva e representa a potencialidade para interferir no desenvolvimento infantil, além de ser um instrumento para a