Inclusão digital
A nova LDB abre a perspectiva de um efetivo debate sobre a Informática no Ensino Médio. O que queremos ensinar? A quem queremos ensinar? Quem tem aptidão para ser profissional e quem tem interesse em ser um bom usuário? Qual o perfil do professor que vai utilizar esse conhecimento em suas disciplinas nas diversas conjunturas que convivem em nosso País? Informática é mais do que um conjunto de micros, é uma realidade que nos cerca em quase todos os ambientes em que estamos independentemente da região.
O computador tem feito uma trajetória na vida brasileira semelhante à da televisão, ou seja, muitas famílias optam por ter um microcomputador em casa, em lugar de outros bens, que, teoricamente, seriam mais necessários. Saber operar basicamente um microcomputador é condição de empregabilidade. Contudo, a presença da Informática ocorre de inúmeras outras formas, diversas do microcomputador e às vezes imperceptíveis à grande maioria da sociedade. As máquinas são cada vez mais controladas e operadas por métodos computacionais e o desconhecimento desta realidade acentua a problemática do desemprego. O comércio, nos mais distantes pontos do território nacional, informatiza-se e o dinheiro virtual é uma realidade muito próxima.
O mundo está em constante mutação, barreiras e muros ideológicos, culturais e comerciais foram e estão sendo derrubados. A globalização se impõe, o mundo se organiza para fins comerciais em grandes blocos, como NAFTA, MERCOSUL, Comunidade Européia, ALCA etc. Simultaneamente, ocorre um grande