Inclusão digital
A Inclusão Digital, para acontecer, precisa de três instrumentos básicos que são: computador, acesso à rede e o domínio dessas ferramentas pois não basta apenas o cidadão possuir um simples computador conectado à internet que iremos considerar ele, um incluído digitalmente. Ele precisa saber o que fazer com essas ferramentas.
Entre as estratégias inclusivas estão projetos e ações que facilitam o acesso de pessoas de baixa renda às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A inclusão digital volta-se também para o desenvolvimento de tecnologias que ampliem a acessibilidade para usuários com deficiência.
Dessa forma, toda a sociedade pode ter acesso a informações disponíveis na Internet, e assim produzir e disseminar conhecimento. A inclusão digital insere-se no movimento maior de inclusão social, um dos grandes objetivos compartilhados por diversos governos ao redor do mundo nas últimas décadas.
Infelizmente,existem pessoas que nunca tocaram em um computador e navegaram na Internet. Essas pessoas são chamadas de “analfabetos digitais”,geralmente são regiões do nosso país esquecidas pelo governo, principalmente no interior do nordeste, onde as pessoas não tem o que comer, imagina navegar na internet!
A diferença que a inclusão digital promove na sociedade são novos conhecimentos, estimulando a educação e consequentemente um cidadão qualificado. Um exemplo disso é o governo federal que está implantando centros de inclusão digital para Indígenas. Coordenador-geral de tecnologia da informação e