Artigo: “poluição sonora: reflexos de uma sociedade inconsciente”
DHE – DEPARTAMENTO DE HUMANIDADES E EDUCAÇÃO
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - MODALIDADE LICENCIATURA
Andressa Marques da Silva
EXPRESSÃO CORPORAL: MÚSICA E RITMO
ARTIGO: “POLUIÇÃO SONORA: REFLEXOS DE UMA SOCIEDADE INCONSCIENTE”
Ijuí – RS
2012
POLUIÇÃO SONORA: REFLEXOS DE UMA SOCIEDADE INCONSCIENTE
Andressa Marques da Silva
Resumo: Este artigo tem como propósito instigar a reflexão sobre a relação que se pode estabelecer entre as mídias e tecnologias com a sociedade hodierna acometida por sons variados, excessivos e nocivos aos humanos. Assim, há que se perceber que existem dois lados da moeda, um deles está pautado na importância da ciência enquanto aporte da tecnologia auxiliando no progresso (ascendente) e o outro vinculado ao reflexo dessa busca consumista, que inclui além de muitos outros fatores a poluição sonora.
Palavras-chave: Tecnologia, sociedade, poluição sonora.
A atividade científica aliada ás indústrias, bem como na construção de novas tecnologias e inovações tem auxiliado na disseminação dos mais diversos sinais sonoros, isto é, a sociedade contemporânea perpassa por uma congestão de sons, barulhos, ruídos, música. Incorporado a esta profusão sonora, temos a mídia como uma das principais manipuladoras dos sons, ou seja, o papel principal dos meios de comunicação esta relacionado ao consumo da música, pois este configura um mercado muito lucrativo. Tendo como referência as tecnologias e a mídia e como produto destas a emissão de sons, há que se refletir em que medida as tecnologias, indústrias auxiliam no desenvolvimento da sociedade, tendo como maior consequência disto a poluição sonora que acomete a vida humana?
Sendo assim, pode-se perceber que o crescimento das cidades e o surgimento das grandes indústrias, o desenvolvimento de eletrônicos tem garantido níveis maiores de poluição e com isso surgem inúmeros problemas como: perda de memória, cansaço,