Inclusão digital
DIOGO ALVES USSIER* diogoussier@hotmail.com GIOVANA SOARES DE SOUZA* soaresgiovana@bol.co.br JOSÉ FRANCISCO RIBEIRO* jose.francisco2279@terra.com.br JUDITH IVONNE SEPÚLVEDA MUNOZ* heyjudy44@hotmail.com MARIA LEITE PEREIRA DE ARAUJO* mary.milk@hotmail.com MONICA SILVA TEIXEIRA* dealcor@hotmail.com RAQUEL DE OLIVEIRA DIAS* raquel_pinda@hotmail.com RONILTON SAVÍO BERTHOUD* ronilton.berthoud@ig.com.br Resumo:
Permitir que o acesso a informação e conhecimento sejam distribuídos e compartilhados entre a população sem distinção, é um dos objetivos principais do telecentro. O número de excluídos digitalmente no Brasil ainda é preocupante, várias iniciativas tem surgido para reduzir tal quadro de exclusão social, em busca da democratização ao acesso das Tecnologias de Informação e Comunicação.
Palavras-chave: Inclusão digital, telecentros, Técnologia da informação.
• Acadêmicos 8º série do Curso de Administração de Empresas da Universidade Anhanguera Uniderp – Pólo Pindamonhangaba.
• Acadêmicos 7º série do Curso de Administração de Empresas da Universidade Anhanguera Uniderp – Pólo Pindamonhangaba.
1. INTRODUÇÃO
As Tecnologias da informação e comunicação TICS podem ser instrumentos de combate à pobreza, podem ampliar a cidadania, assim motivar as comunidades e os indivíduos a exercerem seus direitos básicos. São meios para mudar o cotidiano de miséria social e cultural, um número cada vez maior de militantes de organizações não governamentais, de gestores públicos, de educadores, de empresários e de pessoas de variados interesses acreditam que sim, segundo Silveira Amadeu , (2003). Um computador pode não significar nada para milhares de pessoas que mal sabem ler e que sobrevivem com níveis nutricionais mínimos, mais um computador é um meio para romper a reprodução destas condições. Um computador em rede pode abrir novas dimensões, novas oportunidades e