Brucelose
A Brucelose é uma zoonose, ou seja, é uma doença de animais, em especial de animais domésticos como o gado. Pode ser transmissível ao homem, bem como do homem para esses animais.
AGENTE ETIOLÓGICO
O agente etiológico é um microrganismo, neste caso uma Bactéria, Brucella.
Factores de Risco:
Os riscos desta doença e a sua severidade, variam consoante o tipo de Brucella à qual um individuo é exposto, tendo ainda em conta a espécie do animal hospedeiro que actua como fonte da infecção.
A Brucella melitensis é a mais vulgar no homem, estando normalmente associada à infecção de ovinos, apesar de outro gado e até cães poderem ser infectados. O contágio ao homem ocorre normalmente após o contacto com animais infectados, como é o caso de pastores, veterinários, talhantes, etc., ou mesmo até, o simples consumo de produtos dos animais, como é o caso de lacticínios e carne.
Características, Sinais e Sintomas:
A Brucelose é uma doença normalmente identificada por um etermitente estado febril, acompanhado por fastio e prostração, que na ausência de tratamento especifico, pode persistir durante semanas ou meses.
Os principais sinais e sintomas, são assim a febre, arrepios de frio, suores, rubor, falta de energia, dores nas costas e articulações, artrite, dores de cabeça, falta de apetite, perda de peso, dores abdominais, diarreia, tosse, distúrbios do sono, etc.
Modos de controlo e prevenção:
Sendo a principal fonte de contágio a exposição directa ou indirecta a animais infectados ou seus produtos, a prevenção deve incidir na eliminação desse contacto. O caminho mais rápido é o controlo da doença nos animais, o que não está ao alcance de muitos criadores/pastores, devido aos custos daí resultantes.
O incentivo à higiene pessoal dos grupos de risco e a adopção de práticas de trabalho mais seguras, através do uso de luvas e roupas protectoras. Adopção de medidas de higiene alimentar, evitando o consumo de alimentos não pasteurizados ou mal cozinhados,