Choque elétrico
O Choque Elétrico é a passagem de uma corrente elétrica através do corpo. O choque acontece porque o corpo humano se comporta como um condutor, possibilitando a passagem da corrente elétrica.
Esta passagem de corrente pode causar desde um susto, até queimaduras, fibrilação cardíaca (quando o coração bate de maneira irregular) ou até mesmo a morte.
Isso vai depender da idade, a estatura, o peso, o tipo de roupa, da umidade, do tempo em contato e a intensidade dessa corrente. Acima de 25 volts já tem potencial perigoso.
A pele, em particular, é o órgão que pior conduz a corrente elétrica e funciona como proteção natural do nosso corpo, principalmente se estiver seca. A pele molhada potencializa o choque porque a água é um excelente condutor.
Quando ocorre o choque o corpo humano participa como sendo uma carga, pelos seus tecidos e pela grande quantidade de água que existe em nosso corpo.
Tipos de Choque Elétrico
Choque dinâmico: é o choque tradicional, através do toque em um elemento energizado da rede de energia elétrica: tomada, fio desencapado, etc.
Choque estático: é o choque através da descarga de um capacitor, nesse capacitor a energia acumulada está em desequilíbrio e quando você toca nesse capacitor essa energia é liberada causando o choque.
Por exemplo: a roupa de um passageiro é eletrizada por atrito com o banco do carro, e quando o passageiro desce do carro toca na parte metálica, isso produz a descarga e a sensação de choque.
Tem também o choque por raio (descarga atmosférica), a potência de um raio é grande, mas como a duração é pequena, sua potência fica em torno de 300 kWh quilowats hora.
Efeitos fisiológicos
Tetanização: é a contração do músculo ao máximo. Num choque elétrico a corrente interna do corpo entra em contato com uma corrente externa desconhecia e mais forte, quando o corre esse contato as duas correntes se juntam gerando a hipocalcemia, que pode diminuir cerca de 50% o teor de